Esta página destina-se a fornecer as informações legalmente previstas para esclarecimento do cliente de seguros, conforme o disposto na Lei n.º 7/2019, de 16 de janeiro.
Nos termos e para os efeitos previstos no artigo 31.º do Regime Jurídico da Distribuição de Seguros e Resseguros, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2019, de 16 de janeiro, a SPG – Mediação de Seguros, Lda, com sede em [morada da empresa], matriculada sob o n.º [NIF/NIPC] e com o Capital Social de [valor], agente de seguros inscrito junto da ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sob o n.º [número de registo], verificável em www.asf.com.pt, com autorização para exercer atividade no ramo Não Vida, informa os seus clientes de que:
a. Na qualidade de Agente de Seguros, exerce a sua atividade de forma independente relativamente às empresas de seguros;
b. Não detém qualquer participação qualificada em empresas de seguros;
c. Não possui qualquer participação qualificada no seu capital social detida por uma determinada empresa de seguros ou pela empresa-mãe de uma determinada empresa de seguros;
d. Está autorizada a receber prémios para serem entregues às empresas de seguros e a celebrar contratos em nome e por conta destas, mediante acordo entre as partes;
e. A sua intervenção não se esgota com a celebração do contrato de seguro, envolvendo a prestação de assistência ao longo do período de vigência do mesmo;
f. A sua remuneração pode consistir numa comissão incluída no valor do prémio pago pelo cliente à empresa de seguros onde o seguro é colocado, na cobrança direta ao cliente a título de honorários previamente acordados, noutro tipo de remuneração relacionada com o contrato de seguro ou numa combinação das modalidades anteriores;
g. O cliente tem o direito de solicitar informação sobre a remuneração que a SPG Seguros receberá pela prestação do serviço de distribuição de seguros, sendo-lhe fornecida tal informação a seu pedido;
h. Consoante aplicável, informará o cliente do nome das empresas de seguros ou agentes de seguros envolvidos no contrato proposto;
i. Sempre que forem solicitados pagamentos ao cliente no âmbito do contrato de seguro, distintos dos prémios regulares e dos pagamentos calendarizados, o cliente será informado da natureza e do montante de cada pagamento exigido;
j. Tem em vigor uma Política de Tratamento dos Tomadores de Seguros, Segurados, Beneficiários e Terceiros Lesados, assegurando o tratamento equitativo dos interessados, bem como a gestão de dados pessoais e reclamações;
k. A SPG Seguros é responsável pela gestão das reclamações dos tomadores de seguros, segurados, beneficiários e terceiros lesados, garantindo a receção e resposta adequadas, sem prejuízo de a sua apreciação poder ser efetuada por unidades orgânicas relevantes;
l. Sem prejuízo das políticas internas de tratamento dos clientes e da gestão de reclamações, bem como da possibilidade de recurso aos tribunais judiciais ou a organismos de resolução extrajudicial de litígios (como o CIMPAS – Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros, disponível em www.cimpas.pt), as reclamações dos clientes e outras partes interessadas podem ser apresentadas junto da ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, diretamente ou através do Livro de Reclamações, disponível em formato físico ou digital (www.livroreclamacoes.pt), ou através do e-mail [inserir e-mail da SPG Seguros];
m. Caso intervenham outros agentes de seguros no mesmo contrato, todos são solidariamente responsáveis perante os segurados, tomadores de seguros e empresas de seguros pelos atos de distribuição praticados;
n. Pode prestar aconselhamento ao cliente, entendido como a transmissão de uma recomendação personalizada, ajustada ao perfil do cliente, às informações por ele fornecidas e à complexidade do contrato de seguro recomendado;
o. O aconselhamento, quando prestado, baseia-se numa análise imparcial e profissional, considerando um número suficientemente elevado e diversificado de empresas de seguros e tipos de contrato disponíveis no mercado, permitindo recomendar a solução mais adequada às necessidades do cliente;
p. Não tem obrigação contratual de exercer a atividade de distribuição de seguros exclusivamente para uma ou mais empresas de seguros;
q. Não assume, nos termos legais, a cobertura dos riscos, os quais são garantidos exclusivamente pelas empresas de seguros onde os mesmos são colocados.
Política de Privacidade e Cookies
Compromisso com a Privacidade
A SPG Seguros assume a relevância do cumprimento das normas legais aplicáveis em matéria de privacidade e proteção de dados. Assim, compromete-se a processar todos os dados pessoais, no contexto das suas atividades, em conformidade com o Regulamento UE 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho.
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A presente Política de Privacidade aplica-se à recolha e tratamento de dados pessoais efetuados pela SPG Seguros no âmbito da sua atividade de negócio, nomeadamente para a prestação de serviço e comunicação com os seus clientes.
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- Objeto de um tratamento lícito, leal e transparente.
- Recolhidos para finalidades legítimas, nomeadamente no contexto da mediação de seguros.
- Limitados ao necessário para as finalidades para as quais são tratados.
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- Tratados de forma segura.
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- Simulações e pesquisa de soluções para o cliente.
- Contratualização e execução do serviço.
- Gestão do serviço e apoio ao cliente.
- Ações de comunicação e marketing.
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